Páginas

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Problemas urbanos

imagem retirada da internet

 Enchentes existem, em diversas áreas do Planeta e de diversas causas.
 Vamos nos concentrar mais sobre as enchentes em áreas urbanas:
 Uma das causas seria que as populações das grandes periferias do Brasil devido ao crescimento demográfico concentram muito nas margens dos rios, proporcionando a essas populações a ficarem expostas, a grandes enchentes criadas verdadeiras situação de calamidade pública, chamadas áreas de risco.

 Outro problema é o entupimento de córregos e arroios de sacos lixo tanto orgânico como não orgânico obstruindo o curso natural dos mesmos caracterizando o transbordamento de vias e ruas causando inundações nos bairros e favelas de regiões próximas. Falta de uma política de organização e reciclagem desses produtos.

 A Erosão de morros sem uma análise do solo da região também propicia desmoronamentos causando obstrução de estradas e até mesmo de pequenos córregos.ocasionando a pressão da água sobre o fundo do solo arenoso,desmoronando primeiro o interior do solo até chegar a superfície concretizando o incidente. No interior do Brasil muitas vezes fica a marca dessas erosões como pequenos declives no solo em forma de cunha para baixo chamado de "vossoroca". 
Muito dessas erosões são causadas por empresas que desocupam o terreno deixando para traz uma quantidade enorme de pedras e areias caracterizando-se assim em área de risco,isto quando estas áreas não são invadidas por pessoas que insistem em morar nesses locais abandonados perto de morros gerando uma situação catastrófica, através de um suposto desmoronamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário